Rua Dr. Waldomiro Franco da Silveira, 244 - Atibaia - SP

Qual a diferença entre gerenciamento e monitoramento ambiental?

Qual a diferença entre gerenciamento e monitoramento ambiental?

Gerenciamento ambiental: o que é

O gerenciamento ambiental engloba um conjunto de ações efetuadas de modo ordenado para entender, prever e intervir na qualidade ambiental de um meio específico. Nesse contexto, emprega-se os instrumentos e métodos mais adequados para alcançar variados objetivos.

É possível, assim, diagnosticar o ambiente a partir da observação, reconhecer os processos que levaram à condição identificada (modelo conceitual) e avaliar riscos para os seres vivos que interagem com o meio. Em um estudo mais aprofundado, os profissionais conseguem ainda propor, executar e acompanhar medidas de remediação para a área.

O gerenciamento ambiental começa na etapa de diagnóstico que pode ser segmentado em três momentos: Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória e Investigação Detalhada com Avaliação de Riscos. A necessidade ou não dessa divisão depende da complexidade do caso, bem como das metas do contratante.

Monitoramento ambiental: o que é

Por sua vez, o monitoramento ambiental é um instrumento básico para viabilizar o gerenciamento previamente descrito. Ele é útil sobretudo nas regiões contaminadas por se referir à coleta sistemática de informações, visando a evolução de variáveis do meio. Os dados recolhidos servem para fundamentar as decisões para as etapas de gerenciamento ambiental.

Entre as técnicas de remediação ambiental mais eficientes estão a extração de vapores, o tratamento UV, a remediação biológica, as barreiras hidráulicas e a injeção de nutrientes no solo. O monitoramento ambiental auxilia na escolha das estratégias adequadas aos problemas identificados no local. Portanto, pode-se dizer que ele é uma parte de uma atividade maior, que é o gerenciamento ambiental.

A Avatz executa tanto o gerenciamento quanto o monitoramento ambiental, contando com uma equipe de profissionais especializados e capacitados a realizar a melhor consultoria ambiental. Contate-nos!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Avatz www.avatz.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×