Rua Dr. Waldomiro Franco da Silveira, 244 - Atibaia - SP

Due Diligence Ambiental: o que é?

Due Diligence Ambiental: o que é?

Due Diligence Ambiental é um estudo que tem como objetivo estimar a presença de passivos ou riscos para o meio ambiente em uma certa região. Para tanto, essa análise leva em conta a utilização ao longo do tempo e se baseia em uma série de fatores, como a existência de amianto.

No procedimento de Due Diligence Ambiental observa-se os níveis de possíveis contaminações do solo, da água subterrânea, de águas superficiais e demais estruturas, entre outros aspectos. Como resultado, é possível verificar, por exemplo, se há algum índice de absorção de substâncias potencialmente perigosas para os seres vivos.

Essa avaliação ambiental geralmente é necessária durante a aquisição de imóveis ou empresas quando se deseja saber se o lugar é adequado para um projeto específico. O processo também ajuda a determinar se o preço pedido pela propriedade em questão é justo.

Fases I e II de Due Diligence Ambiental

Durante a Fase I a empresa contratada visita o local e revisa todos os documentos da área. Em adição, a situação legal dos arredores é igualmente pesquisada. É possível assim chegar a uma conclusão acerca da demanda ou não de uma Fase II, de acordo com a probabilidade de contaminação.

Durante a Fase I os especialistas não retiram nenhuma amostra de solo, água, ar ou outro elemento para exames em laboratório. Se preciso, tal medida é conduzida na Fase II, conforme as metas do cliente, bem como das constatações decorrentes da Fase I.

A Due Diligence Ambiental é indispensável para a concretização de negócios e para garantir a segurança jurídica na aquisição do imóvel e do investimento pretendido, e os resultados obtidos com a investigação devem ser considerados na avaliação do projeto do negócio.

A Avatz Ambiental apresenta de forma clara e concisa as implicações da investigação realizada, os riscos envolvidos, a estimativa de custos de remediações, bem como sugestões para a redução do risco e seus efeitos.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Avatz www.avatz.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×