Rua Dr. Waldomiro Franco da Silveira, 244 - Atibaia - SP

Análise de Riscos Ambientais - Avatz

Análise de Riscos Ambientais - Avatz

O que é Análise de Riscos Ambientais?

Os Procedimentos de Tomada de Decisões de Gerenciamento Ambiental Baseadas no Risco (RBDM), associados a técnicas de Análise de Riscos Ambientais , têm sido amplamente utilizados em processos de gerenciamento ambiental, visando determinar o risco à saúde humana e aos bens a proteger, bem como estabelecer as metas de remediação necessárias às áreas onde haja o risco..

A Avatz Ambiental é especializada no desenvolvimento de projetos ambientais com base em metodologias de Análise de Riscos Ambientais, como o Risk Assessment Guidance for Superfund-Human Health Evaluation (US.EPA) e o Risk-Based Corrective Action (RBCA).

A necessidade da aplicação da metodologia de Análise de Riscos Ambientais para uma área contaminada relaciona-se fundamentalmente aos seguintes aspectos:

  • A busca da proteção à saúde humana pricipalmente considerados os efeitos tóxicos e cancerígenos associados aos diversos contaminantes;
  • Estabelecimento de metas de remediação;
  • Aplicação racional dos recursos financeiros para a recuperação de áreas contaminadas.

A Análise de Riscos Ambientais é feita com base nos resultados e parâmetros obtidos na etapa de Investigação Detalhada . Quanto mais detalhadas e precisdas as informações disponibilizadas mais resolutiva será a Análise de Riscos Ambientais. A elaboração de uma Avaliação e Riscos bem feita, depende da:

  • Caracterização segura e completa dos parâmetros geológicos, hidrogeológicos, geoquímicos e hidroquímicos do site;
  • Caracterização segura dos receptores e dos bens a proteger;
  • Caracterização segura dos receptores presentes no site e no seu entorno;
  • Caracterização segura do Modelo Conceitual aplicável à área;
  • Disponibilidade das ferramentas adequadas para o cálculos dos riscos.

Uma Análise de Riscos Ambientais cenários de exposição:

  • A definição correta de todos os receptores e vias de exposição presentes;
  • A definição correta dos teores associados a riscos para todos os receptores e vias de exposição existentes;
  • As metas a serem atingidas pelas medidas de intervenção para a eliminação do risco.

O escopo de uma Análise de Riscos Ambientais pode variar em detalhe e extensão, conforme a natureza das informações a ser utilizadas (qualitativas ou quantitativas) e com o grau de especificidade dos dados relativos à área de interesse. Outro aspecto importante para definição do escopo de uma avaliação de risco é a complexidade e circunstâncias particulares de cada área, bem como a aplicabilidade dos critérios necessários para o desenvolvimento de projetos desta natureza. O processo tradicional de Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas pode ser dividido nas seguintes etapas de trabalho:

  • Aquisição e Avaliação de Dados Relativos ao Meio Físico para todas as matrizes existentes;
  • Aquisição e Avaliação de Dados Relativos às SQI para todas as matrizes existentes;
  • Caracterização do Risco.

Uma vez definidos de forma segura os riscos, as vias de exposição, os receptores e os teores associados a riscos, será possível a definição de um Plano de Intervenção adequado, contendo todas as medidas a serem tomadas na área para a eliminação dos riscos identificados.

Dessa forma, a metodologia da Avaliação de Riscos permite a aplicação racional dos recursos financeiros necessários à garantia da saúde humana em áreas que foram palco de processos de contaminação ambiental.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Avatz www.avatz.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×