Rua Dr. Waldomiro Franco da Silveira, 244 - Atibaia - SP

Gerenciamento ambiental: Por que fazer?

Gerenciamento ambiental: Por que fazer?

Saiba o que é Gerenciamento Ambiental

O gerenciamento ambiental em empresas tem como finalidade garantir a sustentabilidade dos processos de produção em todas as etapas. Portanto, a ênfase é minimizar o impacto e prevenir ao máximo os efeitos negativos das ações no meio ambiente. Essas medidas são particularmente importantes para postos de gasolinas, refinarias e demais atividades que usam matérias-primas não renováveis.

Todavia, é fundamental ressaltar que os benefícios do gerenciamento ambiental vão além da preservação da biodiversidade e da sustentabilidade. As marcas que assumem uma responsabilidade com a natureza e implementam políticas sérias gastam menos em recursos. Isso porque aprendem a empregar de maneira mais eficiente a água e a energia. Ou seja, se ganha tempo e dinheiro nos processos. Em adição, a gestão ambiental viabiliza o desenvolvimento de métodos de reciclagem que reduzem o descarte desnecessário ou inadequado de materiais. Por fim, em um mercado competitivo, as organizações que apresentam uma consciência ecológica estabelecem uma imagem positiva perante o público e os colaboradores. Sendo assim, os produtos e serviços ficam valorizados em relação à concorrência. Esses resultados fazem do gerenciamento ambiental um investimento válido para qualquer empreendimento.

Características técnicas do gerenciamento ambiental

Uma empresa contratada para fazer a gerenciamento ambiental pode promover mudanças no sistema de produção. Entre os aspectos técnicos essenciais está a utilização de produtos que causem o mínimo de danos para o meio ambiente. Outra meta é reaproveitar a água e os demais recursos, o que está alinhado com o conceito de uso racional dos elementos naturais. Uma gestão ambiental qualificada estabelece estratégias para a reciclagem de resíduos sólidos e também está envolvida em programas de pós-consumo para que os produtos não contaminem solos ou rios. O descarte correto baterias de celulares, peças de computadores, pilhas e pneus são exemplos recorrentes disso. Cabe ainda ressaltar que toda a equipe deve ser treinada para entender as iniciativas de sustentabilidade e como é possível colaborar.

O que é o ISO 14000?

O ISO 14000 inclui uma série de aspectos técnicos e administrativos que servem de parâmetro para o gerenciamento ambiental das empresas. Essas normas, estabelecidas pela International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional para Padronização), são aplicadas tanto em entidades públicas como privadas.

Portanto, há inúmeras vantagens em se contratar o serviço de gerenciamento ambiental para a sua empresa.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Avatz www.avatz.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×